segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Aldeia das Flores, de António Mota


Um grupo de alunos do 4º ano de escolaridade da EB1 de Atães escreveu, após a leitura da obra supracitada, o primeira a ser publicada por Mota, uma carta ao Sr. Presidente da Câmara da Aldeia das Flores.
Uma carta cheia de indignação, mas, simultaneamente, cheia de esperança. Vejamos o que dizia:


Exmo. Sr. Presidente

da Câmara da Aldeia das Flores


Assunto: Rio da Aldeia das Flores Poluído!



Nós, um grupo de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola EB1 de Atães, vimos, por este meio, solicitar, a Vª Exª, alguns minutos da vossa atenção para um problema que se arrasta desde algum tempo sem saída à vista.
Julgamos que o futuro da Aldeia das Flores está comprometido com a ameaça da nova fábrica que lança todo o tipo de esgotos, sem tratamento, para o leito do rio da Aldeia Florida, da nossa Aldeia tão amada. Como deve imaginar, no próximo Verão, não poderemos frequentar a praia fluvial, os pássaros vão abandonar esta terra, as árvores deixarão de florir, os frutos, que não deram flor, não regressarão às árvores de caules enfraquecidos, menos verdes, mais escuros, quase castanhos. O ar contaminado, pelos fumos dessa frábrica, farão com que se respire menos bem e com que crianças e idosos, sobretudo, adoeçam gravemente.
Sr. Presidente, pelas razões que apontamos, estará o Sr. impressionado a ponto de fazer desde já alguma coisa capaz de desacelerar este processo?

Um presidente é um presidente e se não for capaz de nos ajudar, sozinhos, pouco ou nada faremos. Precisamos da sua ajuda!

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.




Atães, 15 de Abril de 2010


Os alunos,

Emanuel e Sara



Sem comentários:

Enviar um comentário