quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FEIRA DO LIVRO E SEMANA DA LEITURA

O Lucas, de 5 anos, encantou quando contou a sua história em verso!




De 8 a 13 de Fevereiro, na Biblioteca da escola sede, a Feira do Livro e Semana da Leitura trouxeram os alunos dos Jardins de Infância e 1º Ciclo a mais uma visita à roda do livro e da leitura.
Não faltaram actividades: as dos contadores de histórias, o teatro, a poesia e as exposições.

Esta Feira do Livro e Semana da Leitura contaram, ainda, com as Ondas de Leitura, que sensibilizou a comunidade educativa para a importância de Ler.

Aqui, fica um dos textos lidos no 1º ciclo:


(pp.74,75)

"-A benção, Mamãe - Beijei a mão dela.
Até na rua, mal iluminada, eu via que o rosto dela estava cansado.
-Trabalhou muito hoje, Mamãe?
-Muito, meu filho. Fazia um calor dentro do tear que ninguém aguentava.
-Me dê a sacola; a senhora está cansada.
(...)
-Por que você me veio esperar?
Ela estava adivinhando.
-Mamãe, a senhora gosta pelo menos um bocadinho de mim?
-Gosto de você como gosto dos outros. Porquê?
-Mamãe, a senhora conhece o Nardinho? Aquele que é sobrinho da Pata Choca?
Ela riu.
-Me lembro.
-Sabe, Mamãe. A mãe dele fez um terninho para ele, lindo. É verde com risquinha branca. Tem um coletinho que abotoa no pescoço. Mas ficou pequeno para ele. E ele não tem irmão pequeno para aproveitar. E ele disse que queria vender... A senhora compra?
-Ih!meu filho! As coisas estão tão difíceis!
-Mas ele vende de duas vezes. E não é caro. Não paga nem o feitio.
(...)
Ela guardava silêncio, fazendo contas.
-Mamãe, eu estou sendo o aluno mais estudioso da minha aula. A professora diz que vou ganhar distinção... Compre, Mamãe. Eu não tenho uma roupinha nova faz muito tempo...
Mas o silêncio dela chegava a angustiar.
-Olhe, Mamãe, se não for esse, nunca vou ter minha roupa de poeta."


(Género: romance juvenil; extracto com pequenas adaptações)
Obra de José Mauro de Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário